6x336r
GOVERNADOR VALADARES – Nesta segunda-feira (28), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Governador Valadares dá início à 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Raiva. A ação começa pela zona rural do município e tem como meta imunizar cerca de 32 mil cães e gatos em toda a cidade, sendo 9 mil somente nas comunidades rurais.
A partir das 7h, duas equipes do CCZ vão percorrer chácaras, córregos, fazendas e casas nos distritos, vacinando, de porta em porta, os animais com mais de três meses de idade. A vacinação é gratuita e visa proteger os pets e também os humanos da raiva, uma doença infecciosa grave, com alto índice de mortalidade.
De acordo com o cronograma, a primeira equipe será responsável por atender as localidades que não foram contempladas na campanha do ano ado, como os córregos do Esmeril, Capoeirão, Bernardos, Batata, Alto, Melquíades, Taquari e Cantinho do Céu. Já a segunda equipe seguirá para o Rancho Miúra, Itaipava, Itaipavinha, Estrada da Belga, Pioneira, Cardozinho, Barra Azul, Estrada de São Vítor, e os córregos do Indaiá, Capim, Pintos e Nova Brasília.
Para garantir a segurança dos animais, a imunização será aplicada apenas em pets saudáveis, sem sinais de vômito, diarreia ou infestação por pulgas e carrapatos. Cadelas gestantes também não poderão ser vacinadas.
O gerente do CCZ, Zalmon Oliver, reforça a importância da vacinação. “Em Valadares, tivemos um caso de raiva bovina no ano ado, mas em cães e gatos, felizmente, não temos casos. A única forma de manter os pets saudáveis e livres da raiva é por meio da vacinação”, afirmou. A campanha na zona rural segue até o fim de julho. Já na área urbana, o Dia D de vacinação está previsto para acontecer em setembro.