Chega de Fogo na Floresta: CENIBRA intensifica ações contra incêndios florestais 3tc5j

FOTO: Divulgação/CENIBRA

CENIBRA investe continuamente em tecnologia de ponta para prevenir e combater os incêndios. 4l6z6i

6x336r

GOVERNADOR VALADARES – Minas Gerais tem sido uma das regiões mais afetadas pelos incêndios florestais em 2024, com mais de 3,6 mil focos de incêndio, o maior número registrado em 14 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para combater essa ameaça, a CENIBRA mantém um grupo de trabalho permanente de Prevenção a Incêndios Florestais e uma campanha publicitária inspirada pelo símbolo do beija-flor, que destaca o poder das pequenas ações individuais.

Enquanto as iniciativas de monitoramento constante buscam a rápida intervenção, a campanha #ChegaDeFogoNaFloresta procura mobilizar as comunidades locais, incentivando a denúncia de incendiários, alertas de focos de incêndio e a adoção de práticas seguras.

Além da devastação ambiental, os incêndios geram sérios impactos na economia e na saúde pública, pois a poluição resultante afeta diretamente a qualidade do ar, aumentando os casos de doenças respiratórias.

De acordo com a especialista em Proteção Florestal, Caroline Silva de Abreu, a CENIBRA intensificou suas ações para enfrentar o problema de maneira integrada. “Nós acreditamos no poder das ações individuais para gerar mudanças positivas. A Fábula do Beija-Flor nos ensina que todos podemos fazer nossa parte, independentemente do tamanho do nosso esforço. Queremos inspirar todos os cidadãos a se tornarem agentes ativos na preservação da nossa biodiversidade e na prevenção dos incêndios florestais”, destaca Caroline.

Tecnologia a serviço da preservação 4l581b

A CENIBRA investe continuamente em tecnologia de ponta para prevenir e combater os incêndios. Drones, câmeras de detecção automática e sistemas de monitoramento são utilizados para identificar focos de incêndio em tempo real e permitir uma resposta rápida das equipes especializadas. Essas equipes atuam de forma coordenada com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, viabilizando a proteção das áreas verdes, nativas ou comerciais, do nosso território.

Além da tecnologia avançada, há o trabalho de conscientização das pessoas. Estudos feitos pela empresa apontam que a maioria dos incêndios em sua área de atuação é causada por práticas inadequadas, como o uso de fogo para limpeza de terrenos e a queima de lixo. “Além de causar danos ao meio ambiente e colocar em risco a vida das pessoas e dos animais, essa prática irresponsável pode resultar em incêndios de grandes proporções”, destacou Cássio Alves Gomes, supervisor de Proteção Florestal.

A participação ativa da sociedade é essencial para o combate aos incêndios florestais. A CENIBRA disponibiliza canais de comunicação gratuitos para facilitar a denúncia de atividades criminosas. Os cidadãos podem utilizar o 0800 283 1291 ou o WhatsApp (31) 97354-3333 para reportar quaisquer atividades suspeitas.

Sobre a CENIBRA 4v3n4p

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no Leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG) com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano.

A Empresa está presente em 54 municípios mineiros, com cerca de 8 mil colaboradores próprios e terceiros. Possui uma Central de Monitoramento que funciona 24 horas e conta com uma equipe dedicada a identificar e localizar focos de incêndio em sua base florestal.

Mais informações: [email protected] | 0800 283 3829.

FOTO: Divulgação/CENIBRA

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Crise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisador 1y4i2u

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Se a humanidade não conseguir reverter os efeitos das mudanças climáticas, a Terra pode sofrer uma extinção em massa, semelhante à do

Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país

Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país l1i3b

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A geração de energia solar superou a marca de 55 gigawatts (GW) de potência instalada operacional no Brasil. Desse total, 1,6 GW

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras 4x225h

🔊 Clique e ouça a notícia NEW YORK – O Relatório Mundial de Desenvolvimento Hídrico das Nações Unidas de 2025 traz um alerta sobre o impacto do aquecimento global na

Nova espécie de inseto é descoberta em Minas Gerais p4d5y

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – Uma nova espécie de inseto foi recentemente descoberta no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, istrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

ONU confirma 2024 como o ano mais quente em 175 anos 4e1z70

Impactos das pilhas com rejeitos de minérios motivam debate em Minas 62p3d

Novas espécies de margaridas amarelas são descobertas no Norte de Minas 5x6w3m

Fundo da Amazônia terá contribuição de R$ 91 milhões da Irlanda 3eo3u

Cemig é classificada como uma das 40 empresas mais limpas do mundo   22g4k

Expedição no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce Fortalece Conservação do Muriqui-do-Norte 5c4n2r

Governo de Minas realiza operação de fiscalização preventiva em 23 barragens 4r3p32

Presidente Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde 4lc4y

Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos 2r4s51

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais 102451

Brasil apresenta prioridades do GT sobre Sustentabilidade Ambiental 5n3n5r

Desmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023 4m5z69