Comissão do Senado define sete projetos prioritários para o RS 4w725

FOTO: Lula Marques/Agência Brasil

Propostas serão levadas ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco 4v1xu

6x336r

BRASÍLIA – A comissão externa criada no Senado para acompanhar a recuperação do Rio Grande do Sul definiu nesta terça-feira (28) sete projetos de lei (PLs) prioritários para casos de calamidades públicas ou de desastres climáticos, que devem ajudar o estado.

As medidas – que vão desde auxílios financeiros às vítimas até novas políticas nacionais – serão enviadas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para que ele decida, junto ao colégio de líderes, quais matérias devem ser apreciadas.

“A comissão enviará ao presidente Rodrigo Pacheco uma lista de proposições legislativas consideradas prioritárias neste momento – virão outras, naturalmente, – para auxiliar na superação da situação de calamidade que vive o Rio Grande do Sul”, disse o presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS).

Pelo acordo feito entre os membros da comissão, cada senador escolheu um projeto para priorizar na análise do Senado. Paim propôs a votação do PL 2.038/2024, que cria a Política Nacional para Deslocados Internos, voltada para pessoas obrigadas a abandonar sua casa.

O relator da comissão, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), escolheu o PL 1.645/2024, que tipifica o crime de furto de comércios realizado em meio a saques em locais atingidos por calamidade pública.

Por sua vez, a senadora Leila Barros (PDT-DF) defendeu a votação do PL 746/2019, que garante ao trabalhador vítima de desastre ambiental a manutenção como segurado da Previdência Social enquanto durarem os prejuízos da calamidade pública.

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) priorizou o PL 1.580/2024, que estabelece medidas de auxílio em situações de calamidade, garantindo assistência financeira para as vítimas das catástrofes climáticas.

Também ganhou prioridade o PL 1.760/2024, indicado pelo senador Ireneu Orth (PP-RS), que propõe auxílio financeiro para as santas casas e hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul.

Jorge Kajuru (PSB-GO) selecionou o PL 1.800/2024, que institui a moratória de tributos federais, estaduais e municipais, além das obrigações de direito privado, dos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Já o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) escolheu o PL 5.002/2023, que cria a Política Nacional de Gestão Integral de Riscos de Desastres.

O senador Espiridião Amim (PP-SC) foi o único que escolheu não indicar nenhum projeto, apesar de afirmar que defenderá no Senado a mudança nos encargos financeiros e do montante da dívida do Rio Grande do Sul. Paim então sugeriu a análise do PLS 561/2015, que altera o índice de correção das dívidas dos estados com a União. Ele disse que pedirá ao presidente Pacheco que também analise essa proposta.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Motta é cobrado por Nikolas e diz que anistia não vai ar à força na Câmara 2g2za

🔊 Clique e ouça a notícia O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse a deputados que não há consenso na Casa sobre anistia ampla para os presos e condenados

Senador Cleitinho se desculpa por tietar Virginia em I 283y6

🔊 Clique e ouça a notícia O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) pediu desculpas por ter interrompido a I das Bets para gravar um vídeo com a influenciadora digital Virginia Fonseca.

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo 2o616

🔊 Clique e ouça a notícia PEC aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para

Ex-chefe do Exército apresenta versão branda sobre golpismo de Bolsonaro e leva bronca de Moraes 20621w

🔊 Clique e ouça a notícia CÉZAR FEITOZA E ANA POMPEU BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Ex-comandante do Exército, o general Marco Antônio Freire Gomes apresentou uma versão mais branda nesta

Lula é recebido com vaias na Marcha dos Prefeitos 3e546p

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão 68s1j

Fala de Janja sobre TikTok causa climão em encontro entre Lula e Xi Jinping 2b2l62

Bolsonaro diz não querer desgastar STF e, se for condenado, é ‘game over’ 3e38r

Virginia Fonseca atende a pedido e grava vídeo para esposa de senador durante I das Bets 6x2114

I das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

I das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia 2sp1z

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula q4869

Lula sanciona lei que amplia pena para crimes contra juízes e promotores 1bi68

Entenda o projeto aprovado na Câmara que aumenta o número de deputados federais 141x3o

Câmara suspende mandato de deputado do PL por ofensas a Gleisi, em decisão inédita 3743j

Parecer na CCJ do Senado propõe fim da reeleição a partir de 2028 e mandato de 5 anos 3b4r3m

Lula vai a Rússia e China se reunir com Putin e Xi e debater mercado e paz 4y1b1q