Emater lança nova edição de catálogo de experiências turísticas no meio rural em Minas 4d2m1

FOTO: Divulgação/Emater

6x336r

BELO HORIZONTE – Uma nova edição do Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais foi lançada, nesta quarta-feira (19), na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte.

A publicação virtual, que está disponível no site da empresa, reúne informações sobre 137 propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças.

“Há uma vontade das pessoas de viajarem para destinos que as conectam com tradições – no caso de Minas Gerais, a mineiridade, e com a natureza. Essa é uma tendência contemporânea. A Emater-MG, quando inova fazendo esse projeto Ruralidade Viva, traz uma contemporaneidade para o turismo extremamente necessária nos dias de hoje”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Alternativa de renda

Para o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o lançamento da segunda edição do catálogo Ruralidade Viva é sinal de grandes oportunidades no setor.

“Temos trabalhado o turismo rural como uma alternativa, uma fonte de renda complementar para os produtores atendidos pela Emater-MG. Então ficamos felizes de estar evoluindo nesse trabalho de estruturação do turismo rural e de ter a oportunidade de propiciar ao cidadão urbano a possibilidade de conhecer melhor o campo”, avalia.

O projeto Ruralidade Viva é realizado conjuntamente com as secretarias estaduais e municipais de Turismo, Cultura e Agricultura e tem o apoio das instâncias regionais, que são os Circuitos Turísticos e agências de viagens.

Para o secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, o turismo rural é uma ótima oportunidade para o produtor. “O Ruralidade Viva é uma forma de potencializarmos o turismo na agricultura familiar, a gastronomia, o que nós temos de bom no campo, trazendo uma nova uma fonte de renda para o meio rural, principalmente para os produtores da agricultura familiar”, comentou na cerimônia.

Vivências diferenciadas

O catálogo Ruralidade Viva ou de 46 experiências (primeira edição/2023) para 137 participantes na nova versão. A publicação apresenta informações, fotos e dados sobre as propriedades em várias regiões do estado, além do contato do produtor, as mídias sociais dele e um pequeno relato do que o visitante vai encontrar naquela experiência.

“Na publicação há pousadas, cachoeiras, trabalhos de criadores de animais, agroindústrias de alimentos famosos de Minas, entre outras experiências muito interessantes para os visitantes. Todas as experiências propostas necessitam de agendamento, pois o produtor, que mantém uma rotina de trabalho rural, precisa se organizar para receber o público”, diz Thatiana.

A proposta da Emater-MG é que todos os anos o catálogo seja atualizado, com a adesão de mais propriedades. O lançamento da publicação contou a presença de um produtor de queijos, que recebe os visitantes na propriedade e uma apicultura, que trabalha com a experiência de abelhas sem ferrão.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Café Rural destaca proteção no campo e desafios do mercado do leite no Leste de Minas

Café Rural destaca proteção no campo e desafios do mercado do leite no Leste de Minas 2s1q4a

🔊 Clique e ouça a notícia A segurança do campo e os rumos do mercado de leite em 2025 foram os principais temas do Café Rural GOVERNADOR VALADARES – A

Exportação de frutas cresceu 26% no primeiro trimestre de 2025 294y2x

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – O volume de exportação de frutas do país no primeiro trimestre deste ano cresceu 26% em relação ao mesmo período de 2024,

Minas Gerais é o terceiro maior produtor nacional de tilápia 5q1k4m

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – A tilápia é o peixe de água doce mais produzido no Brasil e um dos mais consumidos pela população, em função

Estudo comprova potencial de Minas para se tornar referência nacional na silvicultura 3s2033

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – O potencial de desenvolvimento econômico de Minas Gerais vai além de setores consolidados, como o agropecuário e a mineração. Isso foi

Minas atinge meta nacional e vacina 80% das bezerras contra brucelose em 2024 3i2l58

Metalúrgico troca profissão para se dedicar aos queijos finos de cabra em Minas 5d5q2r

Valadares recebe 3º Encontro Regional de Mulheres Rurais nesta quarta 6m4g2i

Número de apiários registrados em Minas aumentou 30% em 2024 4p654h

Aumento de roubo de café em Minas motiva audiência na ALMG 31592a

Conab estima safra de grãos acima de 328 milhões de toneladas 635fv

Valor Bruto da Produção agropecuária mineira tem estimativa de crescimento maior que o nacional em 2025 4f403v

Calor extremo pode impactar o rebanho bovino 1i6g6s

Silvicultura mineira ganha Plano Estadual Agrícola de Florestas Plantadas 2w58

Café de Minas Gerais amplia mercado na China v435l

Azeites com terroir mineiro estão entre os melhores do mundo 255w4r

Empresa de Pesquisa Agropecuária orienta sobre as pastagens no período chuvoso 195n5