Expedição no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce Fortalece Conservação do Muriqui-do-Norte 115z29

FOTO: Evandro Rodney

6x336r

TIMÓTEO – Entre os dias 17 e 21, uma expedição no entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), istrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), teve como objetivo identificar indivíduos isolados de muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), uma das espécies mais ameaçadas do Brasil. A ação faz parte do projeto “Levantamento de Indivíduos Isolados para Recuperação da População de Muriqui-do-norte de Ibitipoca”, que busca mapear espécimes da espécie e fortalecer a rede de conservação.

Conduzida pelo Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), sob a coordenação do biólogo Marcello Nery e da pesquisadora Fernanda Tabacow, a expedição contou com o apoio do IEF e envolveu os municípios de Marliéria e Timóteo. O projeto já vem sendo desenvolvido desde março de 2023, com ações realizadas também em outras regiões, como o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

A expedição foi marcada por um importante encontro com um grupo de muriquis no interior do PERD, além de reuniões com a equipe do Projeto Primatas Perdidos e representantes do próprio parque. A participação de comunidades locais e das 32 organizações cadastradas na rede de conservação tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.

Até o momento, o projeto conseguiu identificar três fêmeas subadultas e dois machos adultos da espécie, com o apoio das comunidades próximas. “A participação da população é essencial para a conservação do muriqui-do-norte. A mobilização local pode fazer uma diferença significativa para a preservação dessa espécie”, destacou a analista ambiental do IEF, Janaína Aguiar.

O muriqui-do-norte, classificado como criticamente em perigo de extinção, é um primata com características únicas, como membros longos e uma cauda preênsil, que facilitam a locomoção nas copas das árvores. Sua alimentação é baseada em frutos, folhas, flores e brotos, o que exige áreas com grande oferta de alimentos. Uma característica marcante dos filhotes é o desenvolvimento de manchas despigmentadas na face ao longo do crescimento.

A expedição também seguiu as diretrizes do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação dos Muriquis, que recomenda o manejo de populações isoladas. Além disso, um Plano de Contingência está sendo desenvolvido para orientar o manejo especializado de indivíduos encontrados na natureza.

Além do PERD, expedições anteriores ocorreram em locais como o Parque Nacional do Caparaó, no Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala e Mata do Sossego e em áreas de preservação no município de Peçanha. A equipe de pesquisadores considera a ação uma vitória, tanto pelos registros da espécie quanto pelo fortalecimento da rede de conservação. “A troca de conhecimentos e o engajamento da comunidade foram essenciais para o avanço do projeto”, afirmou Fernanda Tabacow.

Com a continuidade das expedições e o fortalecimento das parcerias, os especialistas esperam que a população de muriquis-do-norte possa ser melhor protegida, garantindo a conservação de uma das espécies mais emblemáticas do Brasil.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Crise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisador 1y4i2u

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Se a humanidade não conseguir reverter os efeitos das mudanças climáticas, a Terra pode sofrer uma extinção em massa, semelhante à do

Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país

Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país l1i3b

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A geração de energia solar superou a marca de 55 gigawatts (GW) de potência instalada operacional no Brasil. Desse total, 1,6 GW

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras 4x225h

🔊 Clique e ouça a notícia NEW YORK – O Relatório Mundial de Desenvolvimento Hídrico das Nações Unidas de 2025 traz um alerta sobre o impacto do aquecimento global na

Nova espécie de inseto é descoberta em Minas Gerais p4d5y

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – Uma nova espécie de inseto foi recentemente descoberta no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, istrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

ONU confirma 2024 como o ano mais quente em 175 anos 4e1z70

Impactos das pilhas com rejeitos de minérios motivam debate em Minas 62p3d

Novas espécies de margaridas amarelas são descobertas no Norte de Minas 5x6w3m

Fundo da Amazônia terá contribuição de R$ 91 milhões da Irlanda 3eo3u

Cemig é classificada como uma das 40 empresas mais limpas do mundo   22g4k

Governo de Minas realiza operação de fiscalização preventiva em 23 barragens 4r3p32

Chega de Fogo na Floresta: CENIBRA intensifica ações contra incêndios florestais 223z5g

Presidente Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde 4lc4y

Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos 2r4s51

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais 102451

Brasil apresenta prioridades do GT sobre Sustentabilidade Ambiental 5n3n5r

Desmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023 4m5z69