[the_ad id="288653"]

Governo de Minas decreta emergência em saúde pública por alta de casos de síndrome respiratória 951n

Governo de Minas decreta emergência em saúde pública por alta de casos de síndrome respiratória
FOTO: Gil Leonardi/ Imprensa MG

6x336r

BELO HORIZONTE – Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o estado enfrenta um aumento preocupante nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Diante do cenário, o Governo de Minas decretou, nesta sexta-feira (2), situação de emergência em saúde pública por 180 dias. A medida permite a adoção imediata de ações para ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde, como contratações emergenciais e compra de insumos.

A decisão é mais um desdobramento do plano preventivo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para enfrentar as doenças respiratórias comuns do outono e inverno. “Desde outubro do ano ado, a SES-MG vem atuando com os municípios, capacitando equipes e produzindo materiais técnicos para garantir uma resposta eficiente”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Criação do COE-Minas-SRAG e reforço nos leitos 5u2c23

Como parte da estratégia, o decreto estabelece a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por SRAG (COE-Minas-SRAG), que ficará responsável pelo monitoramento e coordenação das ações estaduais durante o período de emergência.

Até o dia 26 de abril, Minas já havia registrado 26.817 internações e 397 mortes por SRAG em 2025. Crianças com menos de um ano e idosos acima de 60 anos são os grupos mais afetados.

Para dar e à rede hospitalar, o governo mineiro iniciou rees para hospitais que abrirem ou adaptarem leitos pediátricos para casos de SRAG. No Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte, por exemplo, já foram abertos 12 leitos semi-intensivos, com possibilidade de ampliação para 10 leitos de CTI pediátrico.

“Estamos preparados, mas sabemos que esse momento exige esforço contínuo. Seguimos em contato direto com os municípios e temos recursos disponíveis para ajudar nas regiões mais críticas”, acrescentou Baccheretti.

Monitoramento e vacinação 1m4e67

O Governo de Minas informou mantém ativa desde abril a Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, que acompanha em tempo real a circulação dos principais vírus respiratórios no estado. O Comitê Estadual de Vírus Respiratórios, que se reúne quinzenalmente, poderá intensificar seus encontros a depender da evolução dos casos.

A vacinação contra a influenza segue em curso e foi ampliada desde 26 de abril para toda a população acima de seis meses. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal. O estado já distribuiu 5,7 milhões de doses e conta com 222 vacimóveis, vans adaptadas como salas de vacinação móveis, para alcançar diferentes comunidades.

“Temos vacinas eficazes para a maioria das doenças respiratórias, como influenza e covid-19. A única exceção é o vírus sincicial, que ainda não tem vacina disponível, mas é justamente um dos mais perigosos para bebês pequenos”, explicou Baccheretti. Ele ainda reforçou a importância de medidas preventivas: “Em caso de sintomas, evite o contato com outras crianças. Isso ajuda a conter a transmissão”.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Cemig retira 3,6 toneladas de cabos irregulares de telecomunicações em postes no primeiro trimestre

Cemig retira 3,6 toneladas de cabos irregulares de telecomunicações em postes no primeiro trimestre 5v4g6t

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) intensificou, neste início de ano, as ações de combate à ocupação irregular de cabos

A partir de segunda, exames da CNH poderão ser agendados on-line em todo o estado

A partir de segunda, exames da CNH poderão ser agendados on-line em todo o estado 2i6217

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A partir da próxima segunda-feira (12), os mineiros terão mais praticidade para realizar os exames exigidos nos processos de obtenção, renovação

BDMG reduz taxas de financiamento para micro e pequenas empresas mineiras

BDMG reduz taxas de financiamento para micro e pequenas empresas mineiras 2l5p4

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – A partir deste mês de maio, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) ou a oferecer taxas de financiamento mais

PF investiga fraudes contra o INSS em Minas Gerais 1s315t

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – Policiais federais prenderam, na manhã desta terça-feira (6), três pessoas suspeitas de fraudar benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro

PF investiga fraudes contra o INSS em Minas Gerais 1s315t

Feriado do Dia do Trabalhador terá restrição para veículos de carga nas rodovias estaduais de Minas

Feriado do Dia do Trabalhador terá restrição para veículos de carga nas rodovias estaduais de Minas 16t3h

Espécie rara de peixe do Rio Doce ganha projeto de conservação no Espinhaço Mineiro  2k5b6a

Cliente agredido em bar será indenizado em R$ 4 mil por danos morais 421e3y

Novos procedimentos da PCMG têm 100% de tramitação eletrônica 4h5470

Zema defende liberdade na entrega da Medalha da Inconfidência 5z5p3r

Saiba o que foi a Inconfidência Mineira, que buscava tornar Minas Gerais independente 3oy5h

Comissão da ALMG vai debater segurança pública em Timóteo e região 5c725j