[the_ad id="288653"]

Governo de Minas intensifica proteção das mulheres no Carnaval 2025 1u33w

FOTO: Prefeitura de Caeté/Divulgação

Sedese-MG promove capacitação e atendimento especializado para ampliar a segurança na folia 275c2j

O Governo de Minas promove um conjunto de ações, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), para garantir a tranquilidade das mulheres durante o Carnaval deste ano, ao combater a violência no ambiente da folia e assegurar um acolhimento imediato e humanizado às vítimas. f1i21

Os detalhes das ações, coordenadas pela Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (Subpdm) da Sedese-MG, foram apresentados nesta terça-feira (25/2), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante evento realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

“Nós queremos segurança para todos os foliões e tranquilidade e paz para as mulheres. A Sedese-MG está percorrendo o interior, capacitando prefeituras, estabelecimentos envolvidos no Carnaval, para que todas as mulheres possam ser acolhidas e quem cometer esses atos possa ser responsabilizado o quanto antes”, enfatizou Romeu Zema.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, a ideia é garantir atendimento humanizado e rápido para eventuais vítimas. “Nosso objetivo é criar um ambiente de festa seguro e respeitoso, onde as mulheres possam se divertir sem medo. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acolhimento para quem precisar de apoio”.

“Queremos que todas as mulheres tenham tranquilidade para aproveitar a festa, sabendo que podem contar com o apoio eficiente e especializado articulado pelo Governo de Minas, com as forças de segurança e instituições parceiras”, destacou Alê Portela.

Atendimento especializado nas ruas 1r1k2u

Entre os dias 1 e 4/3, duas vans vão oferecer atendimento especializado a mulheres em situação de violência. Os veículos, estrategicamente posicionados em Belo Horizonte, contarão com equipes de psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados para acolhimento e encaminhamento das vítimas. As unidades foram disponibilizadas por parceiros da Sedese-MG, sendo uma do Ministério Público (MPMG) e outra da Defensoria Pública (DPMG).

Mobilização e capacitação 255314

A ação “Fale Agora na Folia” reforça a prevenção da violência contra a mulher, por meio de capacitações e distribuição de materiais informativos. O destaque é a utilização do protocolo de enfrentamento à violência sexual, que garante acolhimento humanizado e encaminhamento adequado das vítimas.

A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese, Joana Coelho, apontou a importância da ação inédita no estado. “Pela primeira vez, nós estamos realizando um trabalho integrado no interior de Minas, capacitando não só os foliões, mas bares, restaurantes e a população sobre como acolher as mulheres, caso haja algum tipo de assédio ou violência”.

As capacitações já estão acontecendo em diversas regiões de Minas, abrangendo municípios como Varginha, São Lourenço e Boa Esperança, no Sul de Minas, além de cidades da Região Central e municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como Sabará, Santa Luzia, Jaboticatubas e Caeté. “Estamos muito felizes com a interiorização da política pública, para que a gente tenha liberdade para pular o Carnaval”, ressaltou a subsecretária Joana Coelho.

Um dos diferenciais do “Fale Agora na Folia” é a distribuição de pulseiras de identificação para quem concluir a capacitação do protocolo. As pulseiras permitirão reconhecer facilmente aqueles aptos a lidar com situações de violência e prestar o primeiro atendimento.

Parcerias estratégicas 1ij57

Para viabilizar essas ações, a Sedese-MG conta com apoio das secretarias de Estado de Comunicação Social, Cultura e Turismo, Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, MPMG, DPMG, Tribunal de Justiça (TJMG), Prefeitura de Belo Horizonte, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

CDL-GV realiza ação do Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira

CDL-GV realiza ação do Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira 3s2t66

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (29), os consumidores de Governador Valadares poderão abastecer seus veículos com gasolina comum por R$ 3,82 o litro, durante

Valadares promove ações contra o tabagismo e reforça alerta para o câncer de boca no Maio Vermelho

Valadares promove ações contra o tabagismo e reforça alerta para o câncer de boca no Maio Vermelho 245j2y

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar, somente neste ano, mais de 15 mil novos casos de

Seminário em Valadares destaca iniciativas ambientais para o desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce

Seminário em Valadares destaca iniciativas ambientais para o desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce 5j5z6v

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – No próximo dia 4 de junho, Governador Valadares será palco de importantes discussões sobre o futuro ambiental do Vale do Rio

Prefeitura inicia obras de revisitação na Praça Carlota Kemper, no bairro São Pedro

Prefeitura inicia obras de revitalização na Praça Carlota Kemper, no bairro São Pedro  5j3y4u

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares anunciou nesta quarta-feira (28) o avanço das obras de revitalização das praças da cidade, com a

Sebrae Minas oferece oficinas e consultorias gratuitas na Semana do MEI t1t6h

Café Rural reúne produtores com destaque para o mercado e gestão de riscos 1q7049

Hospital Municipal inaugura espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e abuso seuxual

Hospital Municipal inaugura espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual 6l1j3e

Infestação por Aedes aegypti cresce em Valadares em relação a 2024, apesar de queda em comparação com janeiro

Infestação por Aedes aegypti cresce em Valadares em relação a 2024, apesar de queda em comparação com janeiro 5636j