Impactos das pilhas com rejeitos de minérios motivam debate em Minas 301k4v

FOTO: Luiz Santana

6x336r

BELO HORIZONTE – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater a fiscalização de pilhas de rejeitos e resíduos industriais e da mineração no Estado.

O foco da discussão é o Projeto de Lei (PL) 2.519/24 que prevê, entre outras medidas, a divulgação em site público de informações sobre as estruturas. A audiência será nesta terça-feira (18), às 10 horas, no Plenarinho II da ALMG.

A autora do projeto e também do requerimento para o debate é a deputada Beatriz Cerqueira (PT). Ao justificar a proposição, ela argumenta que as pilhas podem ser estruturas robustas e de grande impacto ambiental, sendo necessário estabelecer padrões rigorosos de segurança e fiscalização desses depósitos.

Na visão da parlamentar, o Poder Público precisa melhorar sua capacidade normativa, licenciadora e fiscalizadora para verificar se as estruturas foram devidamente projetadas e construídas e se permanecem estáveis.

O projeto prevê novas obrigações para o empreendedor responsável pela pilha de rejeitos. Ele deve, por exemplo, informar qualquer alteração nas estruturas no prazo máximo de 12 horas. Também precisa manter registros periódicos dos níveis de contação do ar, do solo e de cursos hídricos na área de influência do projeto.

Em página eletrônica, com livre o ao público, o empreendedor deve disponibilizar detalhes das pilhas, inclusive seu potencial de dano, além de resultados das análises sobre sua estabilidade. O PL 2.519/24 ainda exige projeto de engenharia com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART ) para as estruturas de rejeitos.

“A disponibilização de informações sobre a estabilidade das pilhas em site público é essencial para garantir a transparência e o controle social sobre essas atividades, permitindo que a população tenha o a dados atualizados e confiáveis sobre o estado das estruturas.”

Beatriz Cerqueira cita o exemplo da pilha de rejeitos de 30 metros de altura que se rompeu em 2022, inundando a BR-040, na altura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A rodovia ficou bloqueada por quase um dia e carros foram atingidos. “As pilhas que estão sendo constituídas neste momento em Minas Gerais, são de uma ou duas centenas de metros”, compara.

Minas tem quase mil pilhas declaradas 6g4b3c

A deputada cita dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) que apontam a existência de quase mil pilhas declaradas pelos empreendedores Minas Gerais. Para ela, esse quadro exige, além das ações de fiscalização, a oferta de informações claras para a população sobre os riscos aos quais está submetida.

“O direito à informação ambiental, elemento fundamental da democracia, tem sido regularmente violado em nosso Estado, pela desinformação conferida à população atingida por empreendimentos de alto impacto ambiental, mesmo em situações graves”, critica a parlamentar.

Tramitação 386m5d

O PL 2.519/24 foi recebido pelo Plenário da ALMG em julho de 2024 e encaminhado às Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Segurança Pública, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Econômico, para parecer.

Na CCJ os parlamentares aguardam resposta a um pedido de informação à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e à Agência Nacional de Mineração – Regional Minas Gerais.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Crise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisador 1y4i2u

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Se a humanidade não conseguir reverter os efeitos das mudanças climáticas, a Terra pode sofrer uma extinção em massa, semelhante à do

Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país

Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país l1i3b

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A geração de energia solar superou a marca de 55 gigawatts (GW) de potência instalada operacional no Brasil. Desse total, 1,6 GW

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras 4x225h

🔊 Clique e ouça a notícia NEW YORK – O Relatório Mundial de Desenvolvimento Hídrico das Nações Unidas de 2025 traz um alerta sobre o impacto do aquecimento global na

Nova espécie de inseto é descoberta em Minas Gerais p4d5y

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – Uma nova espécie de inseto foi recentemente descoberta no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, istrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

ONU confirma 2024 como o ano mais quente em 175 anos 4e1z70

Novas espécies de margaridas amarelas são descobertas no Norte de Minas 5x6w3m

Fundo da Amazônia terá contribuição de R$ 91 milhões da Irlanda 3eo3u

Cemig é classificada como uma das 40 empresas mais limpas do mundo   22g4k

Expedição no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce Fortalece Conservação do Muriqui-do-Norte 5c4n2r

Governo de Minas realiza operação de fiscalização preventiva em 23 barragens 4r3p32

Chega de Fogo na Floresta: CENIBRA intensifica ações contra incêndios florestais 223z5g

Presidente Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde 4lc4y

Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos 2r4s51

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais 102451

Brasil apresenta prioridades do GT sobre Sustentabilidade Ambiental 5n3n5r

Desmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023 4m5z69