Juscelino Filho decide pedir demissão após denúncia da PGR 726l14

FOTO: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu pedir demissão do cargo nesta terça-feira (8), após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República), sob suspeita de corrupção iva e de outros crimes relacionados ao desvio de emendas. Juscelino é deputado federal licenciado, eleito pelo União Brasil do Maranhão. 4w3m6d

A decisão, tomada por ele em conversa com integrantes do seu partido, foi anunciada a aliados nesta tarde. O próprio presidente já havia afirmado no ano ado, quando o ministro foi indiciado pela Polícia Federal, que afastaria Juscelino caso ele fosse denunciado pela PGR.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, ministros do governo falavam em uma expectativa de que Juscelino tomasse a iniciativa de deixar o cargo para se defender no exercício do mandato de deputado federal. Interlocutores do presidente da República diziam ainda que o movimento de deixar o cargo, partindo de Juscelino, livra o petista de constrangimentos.

A saída do ministro também era esperada por integrantes da cúpula da Câmara dos Deputados e até mesmo por aliados do político.

Apesar disso, integrantes do governo e aliados do ministro diziam que esse movimento teria de ser feito de forma acordada, para evitar qualquer ruído na relação do Executivo com o União Brasil. O partido tem a terceira maior bancada na Câmara (com 59 deputados), além de 7 senadores, sendo um deles o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).

Há uma expectativa entre interlocutores de Lula e parlamentares que a saída de Juscelino pode destravar uma nova etapa da reforma ministerial do petista.

Na terça (8), Juscelino foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela PGR. O processo está sob a relatoria do ministro Flávio Dino e corre sob sigilo. Caberá ao Supremo decidir se aceita a denúncia e se ele vira réu. É a primeira denúncia da PGR contra integrante do governo Lula.

Após a denúncia da PGR, o ministro disse, em nota, que é inocente e afirma que o oferecimento da denúncia não implica em culpa e não “pode servir de instrumento para o MP [Ministério Público] pautar o país”.

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, divulgou nota à imprensa reiterando o apoio do partido a Juscelino e dizendo que a sigla “permanece ao lado do ministro”. “Seguimos confiando na seriedade e competência do ministro Juscelino Filho, que tem exercido seu trabalho à frente do Ministério das Comunicações com comprometimento e resultados concretos para a população brasileira”, diz a nota.

Juscelino foi indiciado pela PF em 12 de junho do ano ado sob suspeita de participar de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção iva, falsidade ideológica e fraude em licitação.

A PF concluiu que Juscelino integrou uma organização criminosa que desviou recursos de obras de pavimentação custeadas com dinheiro público da estatal federal Codevasf.

As suspeitas envolvem irregularidades em obras executadas em Vitorino Freire (MA), cidade que era governada por Luanna Rezende, irmã do ministro, e bancadas por emendas parlamentares indicadas pelo ministro de Lula no período em que ele exercia o mandato de deputado federal.

Um dos elementos utilizados pela PF é um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre uma das obras ter beneficiado propriedades da família do ministro.

A investigação teve início para as apurar suspeitas de desvios em obras da Codevasf, em especial as realizadas pela empresa Constrvice, cujo sócio oculto, aponta a PF, é o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP. BRUNO BOGHOSSIAN, VICTORIA AZEVEDO, CATIA SEABRA E RAPHAEL DI CUNTO/FOLHAPRESS

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Motta é cobrado por Nikolas e diz que anistia não vai ar à força na Câmara 2g2za

🔊 Clique e ouça a notícia O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse a deputados que não há consenso na Casa sobre anistia ampla para os presos e condenados

Senador Cleitinho se desculpa por tietar Virginia em I 283y6

🔊 Clique e ouça a notícia O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) pediu desculpas por ter interrompido a I das Bets para gravar um vídeo com a influenciadora digital Virginia Fonseca.

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo 2o616

🔊 Clique e ouça a notícia PEC aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para

Ex-chefe do Exército apresenta versão branda sobre golpismo de Bolsonaro e leva bronca de Moraes 20621w

🔊 Clique e ouça a notícia CÉZAR FEITOZA E ANA POMPEU BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Ex-comandante do Exército, o general Marco Antônio Freire Gomes apresentou uma versão mais branda nesta

Lula é recebido com vaias na Marcha dos Prefeitos 3e546p

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão 68s1j

Fala de Janja sobre TikTok causa climão em encontro entre Lula e Xi Jinping 2b2l62

Bolsonaro diz não querer desgastar STF e, se for condenado, é ‘game over’ 3e38r

Virginia Fonseca atende a pedido e grava vídeo para esposa de senador durante I das Bets 6x2114

I das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

I das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia 2sp1z

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula q4869

Lula sanciona lei que amplia pena para crimes contra juízes e promotores 1bi68

Entenda o projeto aprovado na Câmara que aumenta o número de deputados federais 141x3o

Câmara suspende mandato de deputado do PL por ofensas a Gleisi, em decisão inédita 3743j

Parecer na CCJ do Senado propõe fim da reeleição a partir de 2028 e mandato de 5 anos 3b4r3m

Lula vai a Rússia e China se reunir com Putin e Xi e debater mercado e paz 4y1b1q