[the_ad id="288653"]

Marcela Figueiredo apresenta super-heroína em HQ sobre doação de medula óssea

Marcela Figueiredo apresenta HQ sobre doação de medula óssea inspirada em história real
FOTO: Divulgação/ Redes Sociais

GOVERNADOR VALADARES – Após apresentar ao público a Turminha Carapina e retratar, com leveza e identidade local, a realidade do bairro onde cresceu, a quadrinista e produtora cultural Marcela Figueiredo retornar com uma nova história. Em abril deste ano, a valadarense lançou a HQ Célula-Tronco: A Heroína que Salva Vidas, uma obra que une ficção científica, empatia e conscientização sobre a importância da doação de medula óssea.

Quadrinista e produtora cultural Marcela Figueiredo – FOTO: Divulgação/ Redes Sociais

Diferente de sua obra anterior, ambientada no Morro do Carapina e inspirada na infância em comunidade, a nova história segue uma narrativa individual. A protagonista, Estefane — a heroína Célula-Tronco —, é uma enfermeira que ganha poderes especiais para combater o câncer e o medo que muitas crianças sentem ao enfrentar tratamentos médicos.

Segundo Marcela, a inspiração veio de uma história real. “A história foi baseada em uma vivência real do Christopher Rodrigues de Morais, parceiro da nossa Editora. Seu irmão Yan (que é um dos personagens da revistinha) enfrentou o câncer de leucemia na infância, e durante todo o processo de tratamento foi percebido que as crianças tinham medo das enfermeiras, pois associavam a dor de levar injeção e medicamentos com gostos fortes a algo ruim. Infelizmente Yan faleceu durante o tratamento.  A super Heroína Estefane nasceu daí, para além da conscientização da doação da medula óssea, mostrar que as enfermeiras estão ali pra ajudar”, explica.

Processo criativo sensível

Criada em colaboração com os irmãos da autora e com a ilustradora Suelen Tavares Dutra, a produção da HQ durou entre seis e oito meses. O processo incluiu desde reuniões de brainstorming até a impressão final, ando por roteiro, storyboard, ilustração, arte-final e testes gráficos. “Tivemos que estudar uma melhor abordagem pra conversar com esse tipo de público, pelo tema ser sensível exigiu uma empatia e cuidado maior”, destaca Marcela.

Com traço no estilo cartoon e linguagem ível, a HQ foi lançada no mês de abril. O maior desafio foi se basear numa história real como a do Yan, e trazer para uma linguagem lúdica, com partes  ficcionais e com um toque de humor respeitoso. Trazer um ensinamento leve com um tema tão sensível sempre é um desafio. O mais gratificante foi o lançamento no Festival AnimeGV que aconteceu no dia 13 de Abril no SESI. Ver o público pedindo a continuação da revistinha, nos deu um sentimento de dever cumprido”, afirma.

Representatividade local e novos projetos

Marcela é diretora da Editora Multiverso e atua também como produtora cultural e roteirista. Para ela, lançar histórias em quadrinhos com temáticas sociais e com produção 100% local é um marco importante. “Além da valorização da produção local, fomento ao desenvolvimento cultural, nos tornamos referência e inspiração para os produtores locais de que é possível sim o desenvolvimento desse tipo de projeto na nossa cidade”, ressalta.

Além de disponível para leitura online no perfil @hqcelulatronco, a HQ Célula-Tronco também pode ser consultada fisicamente na Biblioteca Municipal de Governador Valadares.

E os planos não param por aí. A autora revela que novas edições de Célula-Tronco já estão em desenvolvimento. Ainda em 2025, a Editora Multiverso lançará uma nova revista da Turminha do Carapina, desta vez com foco nos folclores de Minas Gerais, e outro projeto protagonizado por um personagem já querido pelo público: As Aventuras do Cachorro Caramelo.

“A Célula-Tronco já estamos trabalhando na construção de novos projetos que agreguem esse lançamento. Enquanto Editora Multiverso, já temos vários projetos pela frente, dando spoiler vamos lançar uma nova revistinha da Turminha do Carapina com a temática Folclores de Minas esse ano e a As aventuras do Cachorro Caramelo”, conclui Marcela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM