MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais r5o22

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
FOTO: Agência Brasil

6x336r

BRASÍLIA – Começam a valer nesta terça-feira (1º) as novas regras para a emissão eletrônica de notas fiscais por Microempreendedores Individuais (MEIs). Algumas das mudanças estão relacionadas à necessidade de atualização de dados e códigos no sistema.

As novas regras valem para as emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), bem como para a atualização na tabela de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), destinado a identificar o tipo de transação (venda, devolução ou remessa) e seu impacto na tributação.

“Será preciso inserir o Código de Regime Tributário Simples Nacional – MEI (CRT 4), que deve ser usado em conjunto com o CFOP adequado à operação fiscal”, explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Dessa forma, caberá ao MEI preencher o campo com o regime tributário de microempreendedor individual, que poderá ter a validação realizada na base da Secretaria da Fazenda do estado.

Códigos 6a2nw

Para as operações internas e interestaduais, são usados os códigos 1.202, 1.904, 2.202, 2.904, 5.102, 5.202, 5.904, 6.102, 6.202 e 6.904.

O Sebrae recomenda que, no caso de CFPOs com operações diferentes das disponibilizadas pela Receita Federal, seja feita uma consulta junto à Secretária da Fazenda estadual onde o empreendedor está inscrito.

“Outra mudança é que o MEI, ao realizar venda interestadual a não contribuinte, não precisa se preocupar com o preenchimento de informações referentes ao Diferencial de Alíquotas, pois tal informação é irrelevante por ocasião da utilização do CRT 4”, detalhou o Sebrae.

As novas regras para o MEI em 2025 incluem também mudanças no teto de faturamento, na contribuição mensal e na emissão de notas fiscais.

Os serviços podem ser ados por meio do Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Quatro países reduzem restrição da importação de frangos do Brasil f236e

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram a restrição geográfica para a importação de carne de aves brasileiras, medida preventiva adotada para evitar

Setor elétrico: MP permite que consumidor escolha o fornecedor 1f495o

🔊 Clique e ouça a notícia Medida também isenta famílias de baixa renda que consumam até 80kWh O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (21), a medida

Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos 1j2i60

🔊 Clique e ouça a notícia Paula Laboissière Ao sintoma de uma ave doente, criadores devem alertar o ministério BRASÍLIA – O Brasil já contabiliza dois casos confirmados de gripe

China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil w5514

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A China, a União Europeia (UE) e a Argentina suspenderam, nesta sexta-feira (16), as importações da carne de frango brasileira, inicialmente por

Petrobras tem lucro de R$ 35 bilhões no primeiro trimestre de 2025

Petrobras tem lucro de R$ 35 bilhões no primeiro trimestre de 2025 315t4a

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas 3m1g39

Haddad: EUA devem olhar com mais generosidade para a América Latina 4021v

Focus: mercado reduz expectativa de inflação em 2025 para 5,51% 274348