Minas atinge meta nacional e vacina 80% das bezerras contra brucelose em 2024 4u5g17

FOTO: Freepik

6x336r

BELO HORIZONTE – Minas Gerais ultraou, em 2024, a meta nacional do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) para vacinação contra a brucelose ao imunizar 80,3% das bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.

O resultado coloca o estado em conformidade com a exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece o mínimo de 80% de cobertura vacinal para garantir o controle da doença. No ano anterior, o índice foi de 77,5%.

O aumento da cobertura vacinal foi impulsionado por diversas ações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), como intensificação da fiscalização, força-tarefa nas regiões de menores índices de vacinação, apoio à regularização de propriedades, reuniões com cooperativas e sindicatos rurais e campanhas educativas, que esclareceram produtores sobre os riscos da doença e a importância da vacinação e da declaração junto ao instituto.

Em 2024, diante do desabastecimento temporário de vacinas no mercado, o IMA atendeu às necessidades dos produtores, prorrogando os prazos de vacinação e declaração na primeira etapa, o que também foi essencial para garantir esse aumento.

A brucelose é uma doença que afeta animais e pode ser transmitida aos seres humanos. Nos rebanhos, causa prejuízos significativos, como abortos em fêmeas infectadas, além de representar risco à saúde pública e às exportações.

“A superação da meta demonstra o comprometimento dos produtores mineiros, das entidades do setor e o papel fundamental do IMA em garantir a sanidade dos rebanhos e a segurança alimentar. É um marco que fortalece nosso status sanitário e contribui para o desenvolvimento sustentável do setor em Minas”, afirma Luciana Oliveira, coordenadora do PNCEBT em Minas Gerais.

No estado, a vacinação é obrigatória e deve ser feita entre os meses de julho e janeiro, com a declaração ao IMA realizada em até 10 dias após a finalização de cada etapa de imunização. A vacinação referente ao primeiro semestre deve ser declarada até 10 de julho, e a do segundo semestre até 10 de janeiro. Importante: a vacinação de machos e fêmeas gestantes é proibida. 

Regiões e municípios que mais vacinaram

O Vale do Jequitinhonha lidera a vacinação contra brucelose no estado, com 92,5% das bezerras imunizadas. Em segundo lugar está a região Oeste, com 89,3%, seguida pela Zona da Mata, que alcançou 88,4%. da Mata. Entre os municípios com elevados números de fêmeas vacináveis e altos índices de vacinação contra a doença, Monte Alegre de Minas se destacou, com 19.023 e cobertura vacinal de 92,6%. Na sequência, figuram Patrocínio (16.270 fêmeas e 84,7%), e Coromandel (15.641 fêmeas e 89,4%).Todos localizados no Triângulo Mineiro.  

A unidade do IMA em os, que atende 28 municípios, liderou a vacinação com 94,4% das fêmeas bovídeas imunizadas, quase 12% a mais que em 2023. Almenara (atende 34 municípios) alcançou 92,5% de cobertura vacinal, enquanto Montes Claros (atende 47), teve alta de 8,4%, atingindo 80% em 2024.

Atualização de rebanhos 2025

Outro compromisso do produtor rural com a sanidade dos rebanhos é a atualização de rebanhos, que será realizada de 1º de maio a 30 de junho de 2025. Durante o período, os produtores devem informar ao IMA a quantidade e as espécies de animais, incluindo bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves, abelhas e animais aquáticos. A atualização permite ao IMA manter um banco de dados confiável, que serve de base para ações de vigilância, controle de doenças e rastreabilidade da produção agropecuária mineira.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Técnica de alimentação transforma a pecuária leiteira no Vale do Jequitinhonha  5y1a51

🔊 Clique e ouça a notícia CORONEL MURTA – Aumentar a produtividade e a qualidade do leite por meio da alimentação é o objetivo do Programa Integração Lavoura-Pecuária, implantado em

Café Rural destaca proteção no campo e desafios do mercado do leite no Leste de Minas

Café Rural destaca proteção no campo e desafios do mercado do leite no Leste de Minas 2s1q4a

🔊 Clique e ouça a notícia A segurança do campo e os rumos do mercado de leite em 2025 foram os principais temas do Café Rural GOVERNADOR VALADARES – A

Exportação de frutas cresceu 26% no primeiro trimestre de 2025 294y2x

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – O volume de exportação de frutas do país no primeiro trimestre deste ano cresceu 26% em relação ao mesmo período de 2024,

Minas Gerais é o terceiro maior produtor nacional de tilápia 5q1k4m

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – A tilápia é o peixe de água doce mais produzido no Brasil e um dos mais consumidos pela população, em função

Estudo comprova potencial de Minas para se tornar referência nacional na silvicultura 3s2033

Metalúrgico troca profissão para se dedicar aos queijos finos de cabra em Minas 5d5q2r

Valadares recebe 3º Encontro Regional de Mulheres Rurais nesta quarta 6m4g2i

Número de apiários registrados em Minas aumentou 30% em 2024 4p654h

Aumento de roubo de café em Minas motiva audiência na ALMG 31592a

Conab estima safra de grãos acima de 328 milhões de toneladas 635fv

Valor Bruto da Produção agropecuária mineira tem estimativa de crescimento maior que o nacional em 2025 4f403v

Calor extremo pode impactar o rebanho bovino 1i6g6s

Silvicultura mineira ganha Plano Estadual Agrícola de Florestas Plantadas 2w58

Emater lança nova edição de catálogo de experiências turísticas no meio rural em Minas 5l6g4w

Café de Minas Gerais amplia mercado na China v435l

Azeites com terroir mineiro estão entre os melhores do mundo 255w4r