Minas retoma produção de soros antipeçonhentos para abastecer todo o Brasil l4c56

FOTO: Cristiano Machado

6x336r

BELO HORIZONTE –Governo de Minas reinaugurou, nesta terça-feira (25), a Fábrica de Produção de Soros Hiperimunes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), essencial para o combate aos efeitos de envenenamento por animais peçonhentos no Brasil. O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram da solenidade que marcou a retomada de uma das atividades históricas da instituição.

​Com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Funed retoma a produção de soros antipeçonhentos e reforça o abastecimento nacional por meio do Ministério da Saúde. Os soros devem estar disponíveis na rede pública ainda em 2025, garantindo mais segurança para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um momento importantíssimo para Minas Gerais. Hoje estamos retomando a produção de soros que vai abastecer o Brasil e toda a América Latina. É uma vitória para todos nós. Com esse soro, vamos conseguir salvar muitas vidas”, disse Romeu Zema.

Foto de Gil Leonardi

Para a reativação da fábrica de produção de soros, foram investidos mais de R$ 9,2 milhões entre qualificação das salas de produção, calibração de equipamentos, modernização do sistema de ar e readequação de infraestrutura. Além disso, o Governo do Estado autorizou investimento anual de R$ 5 milhões em capital humano especializado, com a contratação de 18 engenheiros altamente qualificados.

“A Funed ou por uma restruturação completa para tornar essa retomada possível. Isso nos permite garantir o fornecimento dos medicamentos necessários para cada um dos mineiros. Vale lembrar que a Funed também produz os soros antiofídico e antiescorpiônico para todo Brasil”, destacou Mateus Simões.

Histórico e compromisso com a saúde 3w4349

Fundada em 1907, a Funed tem papel central na pesquisa e produção de imunobiológicos. A instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), iniciou a extração de veneno de serpentes em 1918, em parceria com o Instituto Butantan e, posteriormente, com o Instituto Vital Brazil, tornando-se referência no combate ao escorpionismo.

A produção própria de soros teve início em 1935 e, com investimentos do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos (Pasni), atingiu a marca de 150 mil ampolas anuais na década de 1980.

Em 2016, a produção foi interrompida para adequações às Normas de Boas Práticas de Fabricação. A retomada, agora concretizada, é resultado de esforços da atual gestão estadual que, desde 2023, implementa melhorias na unidade fabril e na Fazenda Experimental São Judas Tadeu, em Betim. A autorização da Anvisa, conquistada no final de 2024, foi o último o para a volta da produção.

“Essa foi uma decisão tomada pelo Governo de Minas, sem a qual não haveria outro lugar, além do Butantan, que produzisse. Fizemos isso para salvar as vidas dos mineiros e dos brasileiros”, pontuou o secretário de Estado Saúde, Fábio Baccheretti.

Produção e distribuição 481h6w

A Funed possui registro para a produção de oito tipos de soros, entre eles os antipeçonhentos (antiofídicos e antiescorpiônicos), antitóxicos (antitetânico) e antivirais (antirrábico). Em 2025, a previsão é produzir soros antibotrópico (pentavalente), anticrotálico (cascáveis) e antiescorpiônico, ampliando a variedade nos anos seguintes conforme os contratos firmados com o Ministério da Saúde.

Os soros am por rigoroso controle de qualidade interno antes do envio ao ministério, que distribui os produtos para armazenamento em Guarulhos (SP) e posterior destinação aos estados e municípios, garantindo o rápido e seguro aos pacientes do SUS.

Capacidade e impacto 36l69

Com estrutura modernizada, a Fábrica de Produção de Soros Hiperimunes da Funed tem capacidade produtiva de 150 mil ampolas anuais, assegurando a autossuficiência do país e a proteção da população contra os efeitos do envenenamento por animais peçonhentos. A retomada da produção reforça o compromisso do Estado com a saúde pública e a segurança sanitária da população brasileira.

“Após entregarmos essas ampolas em agosto, poderemos produzir anualmente entre 160 mil e 200 mil, contribuindo para quase 40% desses soros no Brasil”, ressaltou o presidente da Funed, Felipe Attiê.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Dia da luta contra o Câncer de Ovário 68184f

🔊 Clique e ouça a notícia Doença é uma das mais letais entre os tumores ginecológicos GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (8), é lembrado o Dia Mundial de Combate ao

Câmara Municipal realiza homenagem aos profissionais que atuaram no combate à Covid-19 s6h6e

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic  384439

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (16) tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda das chamadas

Dengue: SP, MG e PR concentram 73% dos casos e 86% dos óbitos 543t

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Dos cerca de 850 mil casos prováveis de dengue notificados no Brasil ao longo dos três primeiros meses de 2025, 73% se

Vacimóvel é utilizado pela primeira vez em Valadares 4p4f4f

Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões.

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo 12233i

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença 106c59

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações 1d1pa

Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis 1i2p3

Creatina: 680 estudos comprovam segurança e benefícios 5l636b

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos 5m3j1e

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril 4i2ag

Entenda a miocardite, problema que tirou Ganso do Flu na final do Carioca 61u47

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva 46311k

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono 3a363n

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2 y225t