Ministério da Saúde confirma caso da variante EG.5 do covid no Brasil 375k3j

FOTO: Freepik

6x336r

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (18) que foi notificado um caso da variante EG.5 do coronavírus SARS-CoV-2 no estado de São Paulo. A paciente, uma mulher de 71 anos, apresentou os primeiros sintomas em 30 de julho e já está curada, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Ela teve febre, tosse, fadiga e dor de cabeça e fez a coleta do exame em 8 de agosto. Segundo o ministério, a paciente estava com o esquema vacinal completo. 

A pasta destacou que a recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid-19 se torna cada vez mais importante, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Para pessoas do grupo de risco, é importante o uso de máscaras em situações de maior exposição.

“Desde o fim da emergência, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais”, explicou o Ministério da Saúde.

Acrescentou que está em contato permanente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com a Organização Mundial da Saúde para avaliar o cenário internacional e as novas subvariantes.

Para evitar o agravamento da doença, está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas apareçam e se houver confirmação de teste positivo.

Aumento de casos 3m5n4f

A OMS informou, na última segunda-feira (14) que foram registrados cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 em todo o mundo, entre 10 de julho e 6 de agosto, um aumento de 80% em relação ao período anterior. As mortes, por outro lado, tiveram uma queda de 57%.

O aumento tem relação com a nova variante, que até então tinha sido confirmada em 51 países. Essa variante apresenta maior capacidade de transmissão e escape imune, o que pode fazer com que e a dominar o cenário epidemiológico global. Apesar dessas características, a OMS classificou a EG.5 apenas como variante de interesse e de baixo risco para a saúde pública em nível global, porque ela não trouxe mudanças no padrão de gravidade de doença (hospitalização e óbitos).

Os dados mostram que, enquanto diversos países registraram queda de novos casos e de óbitos por covid-19, o leste da Ásia e a Oceania anotaram aumento de novas infecções em meio a uma redução nos óbitos.

Apesar da confirmação da nova variante no Brasil, o Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou hoje (17) que o cenário no Brasil é de estabilização ou queda dos casos de síndrome respiratória aguda grave causados pela covid-19.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomenda que os estados devem manter os fluxos de coleta e envio de amostras para que a vigilância genômica sobre o SARS-COV-2 possa ocorrer em todo o território nacional.

“A situação atual ainda é de certa tranquilidade, mas isso não muda o fato de que a população deve estar em dia com a vacinação para covid. Os dados continuam mostrando que a vacina oferece uma proteção muito boa, especialmente para as formas graves da enfermidade”, explica Gomes.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Dia da luta contra o Câncer de Ovário 68184f

🔊 Clique e ouça a notícia Doença é uma das mais letais entre os tumores ginecológicos GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (8), é lembrado o Dia Mundial de Combate ao

Câmara Municipal realiza homenagem aos profissionais que atuaram no combate à Covid-19 s6h6e

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic  384439

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (16) tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda das chamadas

Dengue: SP, MG e PR concentram 73% dos casos e 86% dos óbitos 543t

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Dos cerca de 850 mil casos prováveis de dengue notificados no Brasil ao longo dos três primeiros meses de 2025, 73% se

Vacimóvel é utilizado pela primeira vez em Valadares 4p4f4f

Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões.

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo 12233i

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença 106c59

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações 1d1pa

Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis 1i2p3

Creatina: 680 estudos comprovam segurança e benefícios 5l636b

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos 5m3j1e

Minas retoma produção de soros antipeçonhentos para abastecer todo o Brasil 63154n

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril 4i2ag

Entenda a miocardite, problema que tirou Ganso do Flu na final do Carioca 61u47

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva 46311k

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono 3a363n