[the_ad id="288653"]

Olhar pastoral 696d3h

FOTO: Freepik

Que o seu domingo seja de paz. 4m3j1q

Meditando sobre a intolerância mascarada de uma pseudo sustentação ideológica no âmbito da religiosidade, podemos perceber que o desconhecimento da fé que se professa, seja ela qual for, está diretamente ligado ao despreparo das lideranças, que, na maioria das vezes estão mais preocupadas em “lacrar” do que dar e teológico e até psicológico aos seus assistidos, pra não dizer seguidores.

Acredito que isto se deve à exploração desumana das fragilidades e instabilidades na fé.

Quando os indivíduos se acham numa condição da busca de uma segurança emocional e espiritual, facilmente são abordados pelos “aliciadores do vulnerável”, que não poupam promessas de prosperidade e salvação.

Ora, se buscarmos estudar o “modus operandi” de Jesus, certamente não encontraremos um líder apelativo. Jesus não prometia riquezas materiais e nem poder. Jesus buscava simplesmente um seguimento com olhos voltados para o amor ao Pai na verticalidade, e horizontalmente, a caridade e o amor fraterno. Simples assim.

Uma vez revestidos desta mística, a intimidade com Deus nos blinda das maldades dos “falsos pastores”, usurpadores da fé. E aqui não nomino religiões e nem religiosos.

O olhar pastoral é de fundamental relevância e para tal requer-se muita responsabilidade, principalmente pelo fato de estar lidando com emoções nas mais profundas fragilidades.

E quando falo de um olhar pastoral responsável, vou às incontáveis situações em que o ser humano, acuado, dada a sua má-formação eclesiológica, desconhece não apenas a sua igreja, mas o fim que esta propõe.

O bom olhar pastoral não apenas orienta sobre a estrutura da igreja, mas muito especialmente a estabilidade e a segurança da fé, mesmo sendo um enorme desafio. É quando a barreira do abstrato é rompida por alguém que apascenta, vai atrás e dá e.

A cada falha de um mal líder, pode-se considerar uma enorme brecha para a perda de “ovelhas”. E ovelhas perdidas tendem a disseminar a ideia de vazios da fé. Ovelhas perdidas agridem. Ovelhas perdidas magoam e se magoam.

Exatamente por elas, urge que o humano seja tratado com uma humanidade sustentada pelo Divino. Ou seja, Deus, que é perfeito, deve ser buscado em espírito e em verdade, a fim de que líderes e liderados se irmanem pelo bem do mundo, a partir da igreja doméstica. Ou, eu arrumo a minha casa de modo que a minha casa possa ser espelho para o mundo. Isso é ter um bom olhar pastoral.

Seja feliz com sua casa, com sua igreja e com o mundo.

Até o próximo artigo, se Deus quiser.


(*) [email protected]

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Parabéns pra você… 4w1y3c

🔊 Clique e ouça a notícia Parabéns pra você, nesta data querida. Muitas felicidades e muitos anos de vida! Versos inesquecíveis na vida de todos nós. Não há brasileiro, rico

A formação do sujeito na era da performatividade 4z531g

🔊 Clique e ouça a notícia Caros leitores, vivemos tempos em que a educação esqueceu de si mesma. Reformas chegam com promessas de “modernização”, mas o que se vê é

A importância de vacinar as bezerras contra a brucelose 3b4y36

🔊 Clique e ouça a notícia Prezado leitor, a brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus, que afeta principalmente os bovinos e bubalinos, mas também pode acometer suínos,

Entre Bonecos e Solidão: o Alerta Social por Trás dos Bebês Reborn 4h285z

🔊 Clique e ouça a notícia Cresce o número de casos em que adultos tratam bonecas hiper-realistas como filhos reais, gerando debates no Congresso e levantando preocupações sobre saúde mental

A individualidade e o coletivo 2dt22

Fala-se de tudo 62d6t

Burnout: Quando acordar com dor é só o começo 345862

Presidencialismo de Coalizão ou vigarismo institucionalizado? 5u6y3d