6x336r
CONSELHEIRO PENA – Na manhã desta quarta-feira (7), uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais resultou na prisão de cinco homens investigados por envolvimento com o tráfico de drogas e crimes violentos em Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce. Batizada de Operação Combo Break, a ofensiva cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e teve como foco o combate a grupos criminosos rivais que disputam territórios na cidade.
Durante as diligências, os policiais apreenderam quatro armas de fogo – entre elas, uma pistola, um revólver, uma espingarda e uma garrucha – além de 125 munições de diversos calibres, tabletes de maconha e papelotes de cocaína.
As investigações da Polícia Civil apontam que os suspeitos integram facções criminosas envolvidas em duas tentativas de homicídio recentes. Os grupos estariam utilizando a violência para cobrar dívidas do tráfico e ampliar sua influência por meio da intimidação e da imposição territorial.
A operação contou com o apoio de equipes das unidades da Polícia Civil em Governador Valadares, Galiléia e Resplendor, além de militares da Polícia Militar, totalizando 50 agentes envolvidos na operação.
O nome Combo Break faz referência a um termo usado em esportes de luta, quando há a interrupção de uma sequência de ataques. A metáfora foi utilizada para simbolizar a ruptura da escalada de violência e da atuação das facções criminosas no município.