Papa pede fim da guerra de palavras e libertação de jornalistas presos 1t164c

FOTO: Vatican News

6x336r

CIDADE DO VATICANO – Em sua primeira entrevista coletiva, o papa Leão XIV fez um apelo aos profissionais da imprensa pelo compromisso com uma comunicação “que não busque o consenso a todo custo, não se revista de palavras agressivas, não abrace o modelo da competição, não separe nunca a busca da verdade do amor com que devemos humildemente buscá-la”.

“A paz começa em cada um de nós: no modo como olhamos os outros, ouvimos os outros, falamos dos outros. Neste sentido, o modo como comunicamos é de fundamental importância: devemos dizer não à guerra das palavras e das imagens, devemos rejeitar o paradigma da guerra”, disse, conforme informou o Vaticano.

O pontífice recém-eleito lembrou jornalistas presos em todo o mundo “por terem buscado e relatado a verdade” e pediu pela libertação de cada um dos profissionais.

“A Igreja reconhece nessas testemunhas. Penso naqueles que relatam a guerra mesmo à custa da própria vida, a coragem de quem defende a dignidade, a justiça e o direito dos povos à informação. Porque só os povos informados podem fazer escolhas livres. O sofrimento desses jornalistas presos interpela a consciência das nações e da comunidade internacional, chamando-nos a todos a salvaguardar o bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa.”

Em conversa com os jornalistas, Leão XIV citou ainda que “vivemos tempos difíceis de percorrer e contar, que são um desafio para todos nós e dos quais não devemos fugir”.

“Pelo contrário, pedem a cada um de nós, em nossos diferentes papéis e serviços, para nunca ceder à mediocridade”.

“A Igreja deve aceitar o desafio dos tempos e, da mesma forma, não pode haver comunicação e jornalismo fora do tempo e da história. Como nos lembra Santo Agostinho: ‘Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos’.”

Ao final, o papa avaliou que um dos desafios mais importantes para os profissionais da imprensa na atualidade consiste em promover uma comunicação “capaz de nos tirar da torre de Babel em que, às vezes, nos encontramos, da confusão de linguagens sem amor, muitas vezes ideológicas ou tendenciosas”.

“Por isso, o seu serviço, com as palavras que vocês usam e o estilo que vocês adotam, é importante”.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Morre aos 89 Pepe Mujica, presidente do Uruguai que virou ícone da esquerda latino-americana 262d49

🔊 Clique e ouça a notícia SYLVIA COLOMBO MONTEVIDÉU, URUGUAI (FOLHAPRESS) – “O que acontecerá no dia em que os indianos tiverem a mesma proporção de carros por família do

Papa Leão 14 abre nova conta no Instagram 3x3w5v

🔊 Clique e ouça a notícia MICHELE OLIVEIRA MILÃO, ITÁLIA (FOLHAPRESS) – O papa Leão 14 fez sua estreia nesta terça (13) no Instagram, com a nova conta @Pontifex –

Zelenski só vai negociar com Rússia na Turquia se Putin também for, diz Ucrânia 6oe4n

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, só participará das negociações de paz com a Rússia, programadas para esta quinta-feira

Trump parabeniza novo papa e diz ser honra que ele seja americano 1q4p2w

🔊 Clique e ouça a notícia JULIA CHAIB WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o novo pontífice, Robert Prevost, 69, papa Leão 14, e

Cardeal norte-americano é eleito Papa e escolhe o nome Leão XIV

Cardeal norte-americano é eleito Papa e escolhe o nome Leão XIV 6k6u4p

Fumaça preta sai da chaminé da Capela Sistina; ainda não há papa 6f6l5z

Portas da Capela Sistina se fecham, e conclave começa 5d1c3i

Conclave: funcionários e assistentes fazem juramento de sigilo no Vaticano

Conclave: funcionários e assistentes fazem juramento de sigilo no Vaticano j4x3b