Pesquisa avalia sequelas da covid-19 na população brasileira 1f4s54

FOTO: Freepik

6x336r

SÃO PAULO – O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a segunda fase da coleta de dados de um estudo de base populacional sobre a covid-19 no Brasil. Durante o mês de março, serão realizadas visitas domiciliares a 33.250 pessoas que tiveram a doença e que residem em 133 municípios brasileiros. O objetivo, segundo a pasta, é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid ou covid longa, classificadas como sequelas da doença.

O estudo, denominado Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil, é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e encomendado à Universidade Federal de Pelotas. Em nota, o ministério destacou que, até o momento, não existem estimativas nacionais sobre o impacto da doença a longo prazo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 20% das pessoas infectadas, independentemente da gravidade do quadro, desenvolvem condições pós-covid.

A expectativa do ministério é que o período de coleta dos dados dure entre 15 e 20 dias. A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios selecionados que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico, em 2020 e 2021. Para isso, equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores sobre questões centradas em pontos como vacinação, histórico de infecção, sintomas de longa duração e efeitos da doença sobre o cotidiano.

“Todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio. Somente uma pessoa por residência responderá ao questionário”, destacou a pasta, ao citar que, diferentemente das primeiras etapas do estudo, na fase atual, não haverá qualquer tipo de coleta de sangue ou outro teste de covid. Também participam da pesquisa a Universidade Católica de Pelotas, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entrevistadores identificados 4t4d32

Todas as entrevistas serão realizadas pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada pelo ministério. “Os profissionais que farão o contato direto com os moradores para a coleta dos dados receberam treinamento e estarão devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e da LGA”, destacou a pasta.

Para auxiliar com o processo de divulgação e esclarecimento da população, as prefeituras das 133 cidades envolvidas no estudo foram comunicadas do trabalho – por meio de suas secretarias municipais de Saúde – e participaram de reunião online com o epidemiologista Pedro Halla, coordenador da pesquisa, e integrantes do ministério. A orientação é que, em caso de dúvidas, os moradores entrem em contato com as prefeituras.

A empresa LGA também pode ser acionada através dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430. Informações sobre o Epicovid 2.0 também estão disponíveis nos sites do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Pelotas.

Primeiras fases 8674k

Entre 2020 e 2021, o Epicovid-19 serviu para traçar um retrato da pandemia que auxiliou cientistas e autoridades em saúde pública a compreender melhor os efeitos e a disseminação do vírus no Brasil. Entre as principais conclusões, o estudo apontou que a quantidade de pessoas infectadas naquele momento era três vezes maior que os dados oficiais, com os 20% mais pobres tendo o dobro de risco de infecção em relação aos 20% mais ricos.

Memorial 101hl

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificava o cenário de covid-19 no mundo como uma pandemia. Quatro anos depois, também nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde anunciou a criação de um memorial às vítimas da doença que matou 710 mil brasileiros. O local escolhido, de acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, é o Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

“Ao falarmos de um memorial e de uma política de memória, porque é isso que estamos propondo, não circunscrevemos a pandemia de covid-19 ao ado. Como todas as reflexões sobre memória, sabemos do componente presente, político, das ações de memória. E, ao mesmo tempo, lembramos que, a despeito de termos superado a emergência sanitária, nós não superamos a covid-19 como problema de saúde pública”.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Dia da luta contra o Câncer de Ovário 68184f

🔊 Clique e ouça a notícia Doença é uma das mais letais entre os tumores ginecológicos GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (8), é lembrado o Dia Mundial de Combate ao

Câmara Municipal realiza homenagem aos profissionais que atuaram no combate à Covid-19 s6h6e

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic  384439

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (16) tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda das chamadas

Dengue: SP, MG e PR concentram 73% dos casos e 86% dos óbitos 543t

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Dos cerca de 850 mil casos prováveis de dengue notificados no Brasil ao longo dos três primeiros meses de 2025, 73% se

Vacimóvel é utilizado pela primeira vez em Valadares 4p4f4f

Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões.

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo 12233i

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença 106c59

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações 1d1pa

Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis 1i2p3

Creatina: 680 estudos comprovam segurança e benefícios 5l636b

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos 5m3j1e

Minas retoma produção de soros antipeçonhentos para abastecer todo o Brasil 63154n

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril 4i2ag

Entenda a miocardite, problema que tirou Ganso do Flu na final do Carioca 61u47

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva 46311k

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono 3a363n