Projeto de Lei equipara contrabando de cigarros ao tráfico de drogas 2r6s5m

FOTO: Freepik

6x336r

BRASÍLIA – O Projeto de Lei 4495/24 equipara o contrabando de cigarros e de outros produtos derivados de tabaco ao crime de tráfico de drogas. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei Antidrogas.

Pelo texto, serão punidas com a mesma pena prevista para o tráfego de drogas – reclusão de 5 a 15 anos e multa – condutas como vender, comprar, produzir, transportar, distribuir e manter em depósito cigarros e derivados de tabaco contrabandeados, pirateados, falsificados, corrompidos ou adulterados, independentemente da quantidade.

O projeto também prevê que sejam aplicadas as mesmas penas de outros crimes da Lei Antidrogas a condutas similares envolvendo cigarros e derivados de tabaco em situação irregular e sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pelo texto, por exemplo, quem financia, colabora como informante ou se associa a produção, venda ou distribuição de cigarros e derivados em situação irregular poderá ser punido com as penas previstas para esses crimes envolvendo drogas ilícitas.

“É mais do que urgente definir medidas mais rigorosas de combate à importação, à fabricação e à comercialização de cigarros e derivados de tabaco ilegais no Brasil. Essa prática representa uma grave ameaça à sociedade brasileira e suas consequências são tão devastadoras quanto àquelas causadas pelo narcotráfico”, argumenta o autor, deputado Coronel Meira (PL-PE).

Deputado Coronel Meira, autor do projeto de lei – Renato Araujo/Câmara dos Deputados

Por fim, a proposta estabelece que os crimes relacionados ao comércio ilegal de cigarros sejam inafiançáveis e insuscetíveis de graça, indulto, anistia e liberdade provisória, sendo proibida ainda a conversão da prisão em penas mais leves (semiaberto, aberto, liberdade condicional). O texto também estabelece que o réu não poderá apelar sem recolher-se à prisão, salvo se for primário e com bons antecedentes.

Próximas etapas
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para análise do Plenário. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Caso Ninho do Urubu: MPRJ pede condenação por incêndio que matou 10 adolescentes

Caso Ninho do Urubu: MPRJ pede condenação por incêndio que matou 10 adolescentes 5402w

🔊 Clique e ouça a notícia Tragédia completou cinco anos em fevereiro; MPRJ afirma que episódio “poderia e deveria ter sido evitado” RIO DE JANEIRO – O Ministério Público do

Entidades pedem suspensão de norma do CFM que barrou terapia hormonal

Entidades pedem suspensão de norma do CFM que barrou terapia hormonal 521430

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Entidades protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para suspender a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que revisa critérios éticos

Homens são condenados à prisão por divulgarem vídeos íntimos em Minas 1n701c

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – A 9ª Câmara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou sentença de uma comarca do interior de

Gilmar rechaça anistia a 8/1, mas diz que pode haver abertura para revisão 443z1u

🔊 Clique e ouça a notícia ARTHUR GUIMARÃES DE OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta terça-feira (8) que não

STF retoma julgamento da ADPF das Favelas

STF retoma julgamento da ADPF das Favelas 65i51

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios 5f1j1r

STF publica mensagem sobre golpe de 1964: “lembrar para não repetir”

STF publica mensagem sobre golpe de 1964: “lembrar para não repetir” 6x3l1w

Instagram é condenado a indenizar confeiteira de Valadares por bloqueio indevido de perfil

Projeto de lei propõe pena maior para receptação de celulares roubados 2ye6i