[the_ad id="288653"]

Seminário Abayomi debate enfrentamento ao racismo com foco na cidadania plena 36h5t

Seminário Abayomi debate enfrentamento ao racismo com foco na cidadania plena
FOTO: Divulgação/ Univale

6x336r

GOVERNADOR VALADARES – O 2º Seminário do Coletivo Abayomi aconteceu nesta quarta-feira (26), no campus II da Univale, reunindo educadores, estudantes, pesquisadores e instituições para discutir o enfrentamento ao racismo e a promoção da cidadania plena. O evento contou com palestras, rodas de conversa, oficinas e intervenções culturais, abordando temas como juventude negra, violência e interseccionalidade de raça e gênero.

O papel da educação no combate ao racismo 5n6f3h

A coordenadora do Coletivo Abayomi, Érika Benigna, destacou que o racismo estrutural impede que grupos minorizados, como negros e indígenas, tenham o pleno à cidadania, especialmente em áreas como educação e saúde. Segundo ela, esse processo discriminatório começa na infância.

“A gente percebe, a partir de dados estatísticos, que o racismo no Brasil começa na primeira infância, e principalmente dentro da escola. Sou professora e acredito que a educação é o principal pilar para, de fato, conseguir combater o racismo desde a educação infantil, trabalhando com as crianças para ensiná-las sobre a igualdade. Todos somos diferentes, mas temos direitos iguais”, afirmou Érika, que também é historiadora e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd).

FOTO: Divulgação/ Univale

Mudanças estruturais e a necessidade de empatia 5a4d6f

Durante a roda de conversa sobre direitos humanos, cidadania e raça, a pesquisadora Letícia Imperatriz, do Observatório Norte-mineiro em Violência de Gênero, ressaltou a importância de mudanças estruturais para a transformação da sociedade.

“A estrutura pode mudar de lugar, nós podemos transformar a sociedade. A gente sai do nosso lugar e consegue experienciar o lugar do outro. Com essa mudança, a gente percebe também que vamos saindo da nossa zona de conforto”, afirmou Letícia.

Ela ainda destacou as diversas camadas de opressão que recaem sobre minorias sociais e a importância de dar voz a quem é historicamente silenciado.

“A gente percebe que algumas questões acontecem porque as pessoas que precisam de voz são silenciadas. Será que a gente se coloca no lugar do outro? Porque só pode falar das suas dores a pessoa que conhece suas cicatrizes”, pontuou.

História do Coletivo Abayomi e o fortalecimento da luta antirracista 9d5i

O Coletivo Abayomi surgiu como resposta a uma demanda coletiva apresentada ao Ministério Público em 2023 sobre o racismo recreativo em escolas de educação básica. Desde então, o grupo vem atuando na valorização da cultura afro-brasileira e na busca por equidade racial e de gênero. Com o apoio de instituições como a Univale, foram construídas ações efetivas de enfrentamento ao racismo, consolidando o Seminário como um espaço de debate e fortalecimento da luta antirracista.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Dolce Coffee apresenta torra ao vivo na Expoleste 2025 4564y

🔊 Clique e ouça a notícia Marca realiza sessões de torra ao vivo e apresenta produtos artesanais durante o evento GOVERNADOR VALADARES – A Dolce Coffee realiza, nesta sexta-feira (23)

Café Rural de maio destaca mercado e gestão de risco para o produtor rural 2g3c2p

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na próxima segunda-feira (26), o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares promove a segunda edição do Café Rural 2025, a

Banco do Nordeste inaugura agência em Guanhães e conclui plano de expansão 2gx6n

🔊 Clique e ouça a notícia GUANHÃES – O Banco do Nordeste (BNB) inaugurou nesta sexta-feira (23) sua mais nova agência em Guanhães, no Vale do Rio Doce. A abertura

IFMG-GV seleciona bolsista para atuar no projeto ‘Meditando’ 24511i

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – O Campus Governador Valadares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-GV) está com inscrições abertas para

BSBS e Vitaplan inauguram estande na Expoleste com parceiros 5er6t

Instagram é condenado a indenizar confeiteira de Valadares por bloqueio indevido de perfil

Instagram é condenado a indenizar confeiteira de Valadares por bloqueio indevido de perfil 1j6w6z

Cabo Amorim assumirá vaga na Câmara Municipal de Valadares

Cabo Amorim assumirá vaga na Câmara Municipal de Valadares 5j3h6x

Duane Correia foi jovem aprendiz na Vale e vê o programa como uma etapa fundamental para sua formação e carreira

Vale abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz com 700 vagas em cinco estados 6t3x1p