[the_ad id="288653"]

Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros 1ih9

FAEMG SENAR | Divulgação 1h552i

Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.

A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.

O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um o importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.

A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.


Homenagem à nonna

A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme ou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.


Meu Café no Sistema Faemg

A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.

Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.

Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Expoleste tem resultado positivo 325mg

🔊 Clique e ouça a notícia Foto: Ramalho Dias/Divulgação COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Expoleste tem resultado positivoA Expoleste 2025 foi um

Quando o conhecimento transforma realidades 5w3861

🔊 Clique e ouça a notícia FAEMG SENAR | Divulgação Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

Duas suspeitas de aviária em MG 682955

🔊 Clique e ouça a notícia Fotos: Reprodução Adobe Stock/DC COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Duas suspeitas de aviária em MGHá 18

Resort inaugurado em Ouro Preto s6fp

🔊 Clique e ouça a notícia Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm

Vereadora Marcela Trópia recebe Sindijori e reforça apoio à imprensa regional 3p5y4y

Indústrias mineiras superam desafios de vendas com apoio de consultorias especializadas f3z1j

Feiraço consolida Ipatinga como referência 174l3i

Senar abre 100 vagas para cursos técnicos em Viçosa, Alvinópolis e Manhuaçu 50582l

Distrito de JF será revitalizado 2q426g

R$ 230 milhões para o terminal em Lafaiete 3s2z9

Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi 5y4d2c