Técnica de alimentação transforma a pecuária leiteira no Vale do Jequitinhonha  s36l

FOTO: Emater

6x336r

CORONEL MURTA – Aumentar a produtividade e a qualidade do leite por meio da alimentação é o objetivo do Programa Integração Lavoura-Pecuária, implantado em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha. A ação beneficia a pecuária leiteira, principal atividade econômica do município, e é fruto de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), prefeitura e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A técnica consiste no plantio consorciado de sorgo e capim para a produção de silagem. O extensionista da Emater-MG no município, Kadson Siqueira, relata que os trabalhos começaram em 2022 visando auxiliar os pecuaristas a terem alimento de qualidade para os animais durante o período de estiagem.

“Quando o projeto foi iniciado, muitos pecuaristas não sabiam da possibilidade de integrar lavoura e pecuária. Foi feito um trabalho de campo para que os agricultores do município e de cidades vizinhas pudessem conhecer o sistema. Prestamos assistência técnica, desde o preparo do solo até o armazenamento da silagem”, relata o técnico da Emater-MG, Kadson.

Dois pecuaristas do município disponibilizaram as propriedades para serem unidades demonstrativas do programa. Uma delas é a Fazenda Vereda do pecuarista e agricultor Ronivaldo Rodrigues Prates. Segundo ele, a decisão de ser o pioneiro na ação foi motivada pela vontade de melhorar a produção e obter uma alimentação de qualidade para os animais.

“Com muito trabalho e dedicação consegui atingir o objetivo proposto. Enfrentei alguns contratempos como a presença de ervas daninhas, insetos e problemas climáticos, mas recebi uma boa orientação da Emater-MG e consegui contornar os problemas. Como a silagem é de boa qualidade, estou conseguindo obter um leite melhor”, comemora.

Com o resultado, o pecuarista já faz planos para o futuro. “Só tenho que agradecer pela oportunidade, espero melhorar ainda mais as atividades desenvolvidas e expandir mais a propriedade”, conta.

Um ano após ver o bom resultado do colega, Clélio Bitencourt Murta decidiu também abrir as porteiras para ser mais uma unidade demonstrativa. Segundo ele, a experiência tem rendido um bom resultado. “A experiência tem sido satisfatória, tanto em relação ao aumento da produção quanto na qualidade do leite”.

Cuidados 6j3p

Segundo Kadson o sistema é de fácil implantação e manejo. O plantio das sementes de sorgo e capim é feito de forma simultânea e, após 90 dias aproximadamente, a colheita de todo o material para a silagem pode ser realizada. Os pecuaristas tiveram um baixo custo para iniciar as atividades.

“Devido a pouca quantidade de chuva, eles optaram pelo sistema de sequeiro, não exigindo gastos com material para irrigação. A Embrapa forneceu as sementes e a prefeitura cedeu o maquinário para o plantio e a ensiladeira para a colheita. A adubação é prescrita de acordo com a análise de solo, sendo necessário realizar o monitoramento para evitar pragas, doenças e ervas daninhas”.

O técnico ressalta que o volumoso produzido é rico em nutrientes para a alimentação animal, o que faz aumentar a produtividade e a qualidade do leite. A expectativa é que mais produtores sejam beneficiados pelo programa ainda este ano.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3f5c33

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM a2p5z

Exportação de frutas cresceu 26% no primeiro trimestre de 2025 294y2x

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – O volume de exportação de frutas do país no primeiro trimestre deste ano cresceu 26% em relação ao mesmo período de 2024,

Minas Gerais é o terceiro maior produtor nacional de tilápia 5q1k4m

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – A tilápia é o peixe de água doce mais produzido no Brasil e um dos mais consumidos pela população, em função

Estudo comprova potencial de Minas para se tornar referência nacional na silvicultura 3s2033

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – O potencial de desenvolvimento econômico de Minas Gerais vai além de setores consolidados, como o agropecuário e a mineração. Isso foi

Minas atinge meta nacional e vacina 80% das bezerras contra brucelose em 2024 3i2l58

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – Minas Gerais ultraou, em 2024, a meta nacional do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) para

Metalúrgico troca profissão para se dedicar aos queijos finos de cabra em Minas 5d5q2r

Valadares recebe 3º Encontro Regional de Mulheres Rurais nesta quarta 6m4g2i

Número de apiários registrados em Minas aumentou 30% em 2024 4p654h

Aumento de roubo de café em Minas motiva audiência na ALMG 31592a

Conab estima safra de grãos acima de 328 milhões de toneladas 635fv

Valor Bruto da Produção agropecuária mineira tem estimativa de crescimento maior que o nacional em 2025 4f403v

Calor extremo pode impactar o rebanho bovino 1i6g6s

Silvicultura mineira ganha Plano Estadual Agrícola de Florestas Plantadas 2w58

Emater lança nova edição de catálogo de experiências turísticas no meio rural em Minas 5l6g4w

Café de Minas Gerais amplia mercado na China v435l

Azeites com terroir mineiro estão entre os melhores do mundo 255w4r

Empresa de Pesquisa Agropecuária orienta sobre as pastagens no período chuvoso 195n5