6x336r
BRASÍLIA – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. A novidade deste ano é que o exame volta a permitir a certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência, uma possibilidade que havia sido encerrada em 2017.
A medida foi oficializada com a publicação da Portaria nº 382/2025 do Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (23). O normativo altera a Portaria MEC nº 458/2020 e estabelece as diretrizes complementares para a Política Nacional de Avaliação da Educação Básica, com o objetivo de fortalecer o Enem como instrumento de avaliação da conclusão da educação básica.
Critérios 92k2c
Para obter o certificado de conclusão do ensino médio por meio do Enem, o participante deverá:
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova do exame;
- Obter, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento;
- Alcançar pelo menos 500 pontos na redação;
- Indicar no momento da inscrição que deseja utilizar o Enem para fins de certificação.
Os interessados que cumprirem os requisitos deverão procurar uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou instituições estaduais que tenham firmado termo de adesão com o Inep, levando a documentação necessária para solicitar o certificado.
Com a mudança, o Enem a a ser novamente uma alternativa ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que vinha sendo o único meio para certificação desde 2017.
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com aplicação das provas objetivas e da redação.